quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CONTINUEM ASSIM.. - Constat/JP: Maranhão terá segundo turno e Flávio Dino venceria Roseana - Edição 28 - Ano II





Pesquisa Constat aponta:

Para o Senado, Lobão está na frente e João Alberto é seguido de perto por Zé Reinaldo


A eleição para governador do Maranhão será decidida em segundo turno, segundo pesquisa realizada pela Constat, encomendada pelo Jornal Pequeno, que mostra a tendência de queda da candidata Roseana Sarney (PMDB), com 39% das intenções de voto. Já o candidato do PCdoB ao Governo do Estado, Flávio Dino, mantém o viés de crescimento e, conforme a sondagem da Constat, já está em segundo com 25% das intenções de voto. Jackson Lago (PDT) é o terceiro com 20%. O candidato do PSTU, Marcos Silva, aparece com 1%. Os outros dois candidatos Saulo Arcangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB) não pontuaram.
O resultado da pesquisa Constat/Jornal Pequeno mostra que a soma dos candidatos que concorrem contra Roseana Sarney chega a 46% - sete pontos percentuais a mais que o índice alcançado pela peemedebista.


Segundo o levantamento, 13% dos eleitores estão indecisos, enquanto 2% responderam que votarão em branco ou nulo. A pesquisa da Constat entrevistou 1.537 eleitores em 41 municípios em todas as regiões do estado, entre os dias 23 e 26 deste mês, e está registrada no TRE-MA sob o número 37025/2010. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%.
Acertos em 2006 – Esta é a primeira pesquisa realizada pelo instituto Constat nas eleições de 2010. Em 2006, a Constat, também contratada pelo Jornal Pequeno, foi o único instituto que previu a realização de segundo turno. Naquele ano, a pesquisa realizada pelo instituto Constat revelou que Roseana Sarney, então candidata pelo PFL, tinha 42,66% das intenções de voto; Jackson Lago com 30,48%; Edson Vidigal com 16,49%. Os outros candidatos juntos somavam 2,29%. Publicada pelo Jornal Pequeno no dia 29 de setembro, a pesquisa tinha margem de erro de 2,53%


Segundo turno – A Constat também fez simulações para o segundo turno. No cenário em que a disputa ocorre entre Roseana Sarney e Flávio Dino, o candidato do PCdoB venceria com 43% das intenções de votos. A peemdebista ficaria com 42%. Não souberam responder 9% dos entrevistados, enquanto 6% disseram votar em branco ou nulo.


Na segunda simulação, entre Roseana Sarney e Jackson Lago, 46% disseram votar na candidata do PMDB, enquanto o pedetista teria 38% das intenções de voto. No terceiro cenário, trabalhado pelo instituto para o segundo turno entre Flávio Dino e Jackson Lago, o candidato do PCdoB ficaria com 46% das intenções de voto contra 30% de Jackson. Doze por cento (12%) disseram não saber em quem votar e 12% responderam que votarão nulo ou em branco.




Rejeição – O Instituto Constat aferiu também a rejeição entre os candidatos ao governo. Roseana Sarney é a mais rejeitada pelo eleitorado maranhense, segundo a pesquisa. A filha de Sarney tem 28,63% de rejeição. Jackson Lago é rejeitado por 23,62% dos eleitores maranhenses. Já o candidato do PCdoB tem a menor rejeição entre os três principais candidatos a governador, com 6,31%. Saulo Arcangeli, Marcos Silva e Josivaldo Corrêa têm 3,97%, 2,86% e 2,28%, respectivamente.



Senado – Na pesquisa para o Senado realizada pelo Constat, o candidato Edison Lobão lidera com 21% das intenções de voto. João Alberto está em segundo com 16,51%; Zé Reinaldo aparece em terceiro com 10,57%. Aplicando-se a margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos João Alberto e Zé Reinaldo estão no limite do empate técnico.

Roberto Rocha e Edson Vidigal, ambos do PSDB, têm 7,71% e 6,47%, respectivamente. Professor Adonilson (PCdoB) tem 1,38%. Os demais candidatos não alcançaram o índice de 1%. Segundo a pesquisa, 27,44% dos eleitores estão indecisos, enquanto 6,1% do eleitorado disse votar nulo ou em branco.


Pesquisas Ibope e Escutec - A última pesquisa do Ibope, publicada no dia 18 de setembro, mostrou Roseana na liderança, com 46% dos votos, e Flávio Dino e Jackson Lago empatados com 21% cada um.


A última pesquisa da Escutec, publicada no dia 22 de setembro, aponta Roseana Sarney 47,4% das intenções de votos, contra 24,2% de Jackson Lago. O candidato do PCdoB, Flávio Dino, ocupa a terceira colocação, com 20,9%. O levantamento encontrou ainda 1% de intenções de voto em Marcos Silva (PSTU). Os demais concorrentes ficaram com índices abaixo de 0,5%.


Constat acumula saldos positivos na área de pesquisa de opinião


A Constat Pesquisa, instituto que há 12 anos trabalha com pesquisa no Maranhão, previu em 2006 que a eleição para o governo do Maranhão somente seria decidida em segundo turno. E foi o que aconteceu. A Constat, que atua no ramo desde maio de 1998, já acumula experiência de várias campanhas eleitorais: em 2002, fez trabalho terceirizado para a Toledos & Associados, apurando preferência eleitoral para presidente da República e governador nos Estados do Piauí e Maranhão.


Anteriormente, na campanha municipal do ano 2000, a Constat realizou mais de 10 pesquisas para a eleição de prefeito do município de São José de Ribamar, no Maranhão.

Trata-se de uma empresa que tem uma larga folha de serviços prestados. A Constat, regularmente registrada na Junta Comercial do Maranhão no dia 25 de maio de 1998, contabiliza na sua clientela empresas como a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Intermídia Consultoria de Comunicação, supermercado Bom Preço, Caema, a extinta Gerência de Qualidade de Vida (hoje Secretaria de Estado da Saúde) e a VCR Comunicação & Marketing.


Com uma equipe multidisciplinar, que possui estatísticos, matemáticos, geógrafos, assistentes sociais e outras categorias profissionais, a Constat apurou, em 2006, números que apontavam a tendência de queda de Roseana Sarney Murad, então candidata do PFL, que provocaram uma desastrada reação dos veículos do
Sistema Mirante de Comunicação. A mídia sarneyzista tentou na época atingir a imagem do instituto.
Fonte:JP

Um comentário:

Anônimo disse...

Basta a pesquisa não ser encomendada pela "midia da familia", que os verdadeiros resultados aparecem,e Deus é grandioso para confirma-los no domingo!A ESPERANÇA TEM QUE VENCER O MEDO,tambem no maranhão!