sexta-feira, 25 de março de 2011

Povoado de São Domingos do Maranhão , Baixão Grande poderá se tornar cidade - Edição 47 - Ano II

Varias pessoas  fizeram  uma manifestação em frente ao Congresso Nacional para pedir a emancipação de mais de 30 povoados do estado. O Maranhão já possui 217 municípios, a maioria carente de infraestrutura básica.
Segurando faixas com os dizeres “emancipação já”, o grupo ocupou o gramado da Esplanada dos Ministérios desde o início da manhã. O presidente do Movimento Maranhense em Defesa dos Municípios, Augusto César, disse que os maranhenses só deixarão o local após a aprovação da PEC 13. De 2003, essa proposta de emenda constitucional retorna às assembleias legislativas dos estados a prerrogativa de criar novos municípios.
Entre os manifestantes, estavam moradores dos seguintes povoados maranhenses que reivindicam o desmembramento de seus municípios, para, segundo dizem acreditar os idealizadores dos movimentos de emancipação, melhor desenvolver os povoados:
Nazaré dos Brunos e Brejinho dos Cocais (Caxias), São Simão (Rosário), Moisés Reis (Codó), Ebenézia (Zé Doca), Jacaré do Maranhão (Penalva), Faísa e Cecilândia (Buriticupu), Palmares e Roberto Leite (Itapecuru-Mirim), Ipuiru (Tuntum), Ipiranga e Santa Vitória (Barra do Corda), Novo Bacabal (Bacabal), Santo Onofre (Santa Luzia), Coque (Vitória do Mearim), Palestina (Anapurus), Maracanã (São Luís), Queimadas (Santa Helena), Baixão Grande (São Domingos do Maranhão), Alto Brasil (Grajaú), Calumbi (Presidente Dutra), Coqueiro (São Bernardo), Auzilândia (Alto Alegre), Senador João Alberto (Bom Jardim), Santo Onofre (Santa Luzia do Tide), Barro Duro (Tutoia), Nova Conquista (Zé Doca), Juçaral Mirim (Vitorino Freire), Porto Santo (Turiaçu), Cajazeiras (Codó), Cordeiro (Itapecuru-Mirim), Três Lagos (Lago da Pedra) e Quadro (Zé Doca).
Polêmica – Atualmente, 19 propostas de lei complementar com diferentes requisitos para a emancipação, fusão e desmembramento de distritos tramitam na Câmara dos Deputados – e a expectativa é que a votação ocorra ainda neste primeiro semestre. Entre todas as matérias, a mais adiantada é o Projeto de Lei Complementar nº 416, de 2008, aprovado pelo Senado e encaminhado à Câmara, ao qual estão apensados todos os demais. O tema deverá entrar na pauta das próximas reuniões dos líderes partidários.

O assunto interessa diretamente a 800 distritos em todo o Brasil, que já protocolaram nas assembleias legislativas pedidos de emancipação, de acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Mas os deputados estaduais estão impedidos de legislar sobre o tema até que o Congresso Nacional aprove uma lei complementar estabelecendo os critérios.

11 comentários:

Antonio disse...

Eu não sou a favor de aumentar o numero de cidades por que:

1-Cada cidade tem no mínimo 9 vereador, um prefeito com suas despesas e regalias que no caso de São Domingos e Baixão grande com os vereadores da câmara de São Domingos podem muito bem fazer o trabalho bem feito e não vejo que beneficio isto pode trazer para a população.
2-Não faz muito tempo um município de São Domingos virou cidade e o que isso trouxe de benefício para a população?.No meu ver o que falta não é quantidade de políticos e sim qualidade.
3-Nossa cidade tem 58 Anos e falta muito ser feito, multiplicando é que se faz e não se dividindo, dividir sim quando esta divisão for para melhoria na qualidade de vida da população o que não é o caso.

Anônimo disse...

pior é ver que já tem os candidatos a prefeito de lá, ninguém merece ter esses dois politicos de lá como representates municipal

Ver. Fran - Edson Cardoso disse...

Mas uma vez não posso ficar calado, diante de um desabafo o qual vc faz. Analise comigo, o Baixão Grande estar perdendo estando ligado a SD. O Município já nasceria com 0.6 de FPM enquanto que SD, perderia 0.2 de FPM e pra alcançar esses 0.4 de coeficiente seria necessário salvo não me engane, uma população aproximadamente de 100.000 habitantes o levaria cerca de não menos de 40 anos. Agora com relação aos politicos que vc se refere, deixe a cargo do povo e quem sabe s não entra outro no pário, porque eu sou filho de lá, minhas raizes por parte materna é de lá; tenho vó, tia, primos e primas que residem no povoado e quem sabe se o Baixão Grande não teria um FUTURO GRANDIOSO, pela frente. Se vc soubesse o quanto tenho de idéias para SD e BG.

Anônimo disse...

Quem sabe não entra outro no pário?
pra quem sabe ler... um pingo é letra não é?

Ver. Fran - Edson Cardoso disse...

Pode apostar que sim. E essas pessoas que sabem ler é quem faz o diferencial necessário.

Antonio disse...

Caro Vereador,
Eu não estou fazendo desabafo, eu estou usando este espaço para mostrar que amo esta cidade e quero o bem do nosso povo e quero conhecer os projetos para o bem de todos, quero da a minha opinião como cidadão desta cidade.
Só em ver que você quer dialogar já é um bom sinal.

Um Abraço.

Anônimo disse...

Mais ação e menos palavras trariam muito mais benefícios para BG e SD,sem que tivéssemos que aturar no minimo mais 10 novos políticos atrelados àquela velha máxima do FARINHA POUCA...MEU PIRÃO PRIMEIRO!!!

Antonio disse...

Isto mesmo Sr (a) Anônimo,
Se realmente tivessem interesse de trabalhar para o desenvolvimento da cidade, melhoria na qualidade de vida não seria tão egocêntrico e buscavam recursos para o desenvolvimento da cidade e todos os municípios juntos, juntos têm mais facilidade para conseguir os objetivos.
É preciso ter cuidado nesta questão de divisão de município, a experiência não é das melhores.

Zé da Folha disse...

o baixao tem toda a capacidade,estrutura,infraestrutura e acima de tudo um grande potencial economico para se emancipar politicamente

Anônimo disse...

O BG COM A EMANCIPAÇÃO,TEM GRANDES CAPACIDADES DE CRESCER ECONOMICAMENTE,BASTA ENTRA PESSOAS HONESTAS E QUALIFICADAS QUE SAIBA TRABALHAR .O CONTRÁRIO DE TODOS POLITÍCOS QUE AJUDARAM ADMINISTRAR O MUNICÍPIO DE SD , QUE NA VERDADE MAL SABEM ADSMINISTRAR O SEU PROPRIO DINHEIRO ,INFELISMENTE SÃO TODOS INCOMPETENTES

Anônimo disse...

Quais seriam essas pessoas "honestas e qualificadas" para o milagre do Baixão Grande?
Vamos deixar a hipocrisia e o fanatismo de lado e assumir que essa história de emancipação é só interesse dos políticos que desde agora já manipulam o povo!
Basta analisar GOV. LUIS ROCHA, JATOBÁ, SANTA FILOMENA,SÃO JOSÉ DOS BASILIOS e tantos outros por aí:16 anos depois, quem REALMENTE mudou de vida e quem continua na mesma pindaíba de sempre? E quem vai me convencer que o Baixão vai ser a salvação da lavoura?