quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NOTAS REGIONAIS - “Sarney, ladrão, devolve o Maranhão” foi um dos hits da Marcha Contra a Corrupção - Edição 69 - Ano II


A Marcha Contra a Corrupção, convocada pelas redes sociais na internet, ofuscou o desfile comemorativo do 7 de Setembro, em Brasília, historicamente marcante por causa da participação do presidente da República e das Forças Armadas.
Cerca de 25 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, caminharam ontem por uma via da Esplanada dos Ministérios para protestar contra a série de escândalos que marcam a política contemporânea brasileira. No mesmo momento, a presidente Dilma Rousseff estreava, do outro lado da rua, no papel de primeira mulher presidente a comandar a cerimônia nacional do Dia da Pátria.
Vestidos de preto, com narizes de palhaço, caras pintadas de preto, faixas e cartazes contra a corrupção, os manifestantes criticaram a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), na semana passada, o voto secreto no Congresso, os recentes escândalos de corrupção no governo e a manutenção do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no comando do Legislativo. Pediram até a destituição de Ricardo Teixeira da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Para Zuleika Loureiro, de 64, o ato serviu para reclamar de dois dos sobrenomes mais famosos da política nacional. “Esse caso da Jaqueline Roriz é uma vergonha. O Sarney também é uma vergonha, ele é dono do Maranhão.”
“Sarney, ladrão, devolve o Maranhão” foi um dos hits da manifestação. Alguns dos cantos foram puxados pelo estudante Igor Tinto Janix, de 23 anos. Megafone à mão, tentava controlar a velocidade da passeata, como um diretor de harmonia em desfile de carnaval.
“Estamos cansados de tanta corrupção e safadeza explícitas. Já são 500 anos de corrupção mas antes tinham preocupação de esconder, agora está tudo explícito”, afirmou Igor, que diz ter votado em Marina Silva (ex-PV) no primeiro turno do ano passado e nulo no segundo.
O protesto saiu do Museu da República e caminhou até o Congresso Nacional, ou seja, de um ponto a outro da Esplanada dos Ministérios. Jovens representam a maior parte dos manifestantes, mas também há crianças e idosos. (Com informações das Agências)
Veja também o video no YOUTUBE

FONTE : JP

Nenhum comentário: