domingo, 7 de abril de 2013

DIRETO DA CÂMARA - Vereador apresenta projeto de lei para ajuda de custo para marcha e retiro de evangélicos de São Domingos do Maranhão - Edição 99 - Ano IV




Na última quita feira aconteceu a sessão na câmara de vereadores de São Domingos do Maranhão . Compareceram 16 pessoas .  Veja os vereadores presentes :

SITUAÇÃO – Braz Facundes , Fran Edson ,Horácio Neto , Neném do Leão ,Nildo , Pedão do Baixão , Wilsão da Lagoa Nova ,

OPOSIÇÃO – Adailta Bandeira , Astofo Seabra , Irislane Avelar,Leomar do Mariano , Moura , Rosa Cipó .


O vereador Horácio Neto apresentou atestado médico onde comunica que ficará 12 dias afastado da obrigações públicas para tratar da saúde.


O vereador Fran Edson apresentou o projeto de lei onde o executivo terá que dar uma ajuda de custo aos eventos evangélicos tais como retiro espirituais e marcha para jesus e criação de comissão na secretaria municipal de cultura para dar total apoio.


O vereador Horácio Neto parabenizou o prefeito pela  nova casa da guarda municipal que agora se encontra na praça tiradentes a popular praça do tião cazé . Ainda parabenizou o vereador Fran Edson pelo projeto e garantiu de imediato total apoio.


O vereador Astolfo Seabra , falou sobre as tecnologias da casa, onde falou sobre a importância de transmitir as sessões via internet via interleges, onde não trairia nenhum custo e facilitaria o trabalho da casa , leu reportagem falando sobre estado de emergência sobre os agricultores onde não tiveram produção devido a estiagem .

Ainda denunciou ato covarde ocorrido dia 21 /Março/2013 onde um jovem foi abordado pela policia militar de maneira absurda , onde  a PM teria dando pancadas e até chamou o jovem de ladrão , onde um PM chegou até a colocar uma arma no rosto do cidadão , o vereador falou que o jovem teria ido até um comercial trocar Rs 100,00 reais e automaticamente a PM chegou e o abordou sendo que ele não estava armado. O vereador apresentou uma a moção 01/2013  contra a liberdade de expressão de ir e vir contra qualquer cidadão para que seja tomada as devidas providências.


O presidente da casa Neném do Leão falou que irá convidar na próxima sessão o comandante da PM para esclarecer o caso.


O vereador Pedão do Baixão falou sobre a escola do povoado Traqueira onde me março do ano passado teria pedido ao senhor prefeito para que fosse reformada pois não tinha mais condição de funcionar e e até agora continua sem reforma onde o mato toma d conto e infiltração d'água as aulas iriam começar hoje . Falou da entrada da rua do campo onde a população estaria passando por dentro do campo por falta de rua , falou sobre um buraco na estrada que vai pro povoado Araguaína onde teve que o vereador Wilsão mandar carrada de piçarra para tampar o buraco para o ônibus poder passar , mas a chuva já arrastou e pediu a secretaria de obras consertar e finalizou dando parabéns ao vereador Fran Edson pelo projeto onde falou que é importante para nossas igrejas .


A vereadora Rosa Cipó falou  quem em 2011 entrou 12.423.893,23 e esse dinheiro não foi usado em 2011 visto que chegou no mês de outubro , falou que acompanhou alguns povoados no Paul a duas semanas ônibus escolar não busca alunos . Que na Lagoa Nova alunos estão vindo de moto para escola , e vem dinheiro para os transportes escolar e os alunos estão tendo prejuízo , falou que as pessoas responsáveis pela educação não tem compromisso com o povo . Falou que o prefeito deveria ter contato pelo menos com os vereadores e não entende como no final do ano a educação da cidade aparece como de qualidade . Concluiu dizendo que os Guardas Municipais estão precisando circular mais.


A vereadora Irislane Avelar parabenizou o vereador Fran Edson pelo projeto e sugeriu que no mesmo tamb´me poderia incluir  a católica e em nome da bancada do PMDB , ainda complementou as falas dos vereadores Pedão e Rosa  falando que as aulas não começavam no tempo onde o normal seria começar em fevereiro e não em março , falou que tem povoado que nem transporte está tendo e os pais dos alunos estão procurando os vereadores por falta , se fosse necessário convidasse a secretária de educação . Falou que a merenda é outro problema, falou que tem professor que fica com pena quando chega as 10:00 hs onde ouvem os alunos falando que estão com fome.


O vereador Braz Facundes resumiu algumas das obras realizadas pela prefeitura, falou que aprova o projeto do vereador Fran Edson e respeita o evangélicos , mas temos também os católicos .


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns à vereadora Rosa Cipó, a única dentre todos que abordou com propriedade um assunto de real importância: EDUCAÇÃO! Só "educação de verdade" pode libertar a mente dos nossos eleitores alienados!!