terça-feira, 22 de março de 2011

DIRETO DA CÂMARA - Sessão exclusiva aconteceu no povoado Baixão Grande - Edição 46 - Ano II



A sessão desta da última sessão da câmara municipal dos vereadores 17/03/11 , aconteceu no povoado Baixão Grande (15 km da sede ) . A medida foi tomada devido a última sessão onde o assunto do momento tomou conta da casa , a emancipação do povoado Baixão Grande . A igreja São João Batista lotou com várias pessoas do próprio povoado e dos povoados vizinhos . Estiveram presentes os seguintes vereadores : O Presidente Neném do Leão , Vereador Fran Edson Cardoso , Vereador Horácio Neto , Vereadora Adailta Bandeira , Vereador Pedão do Baixão , Vereador Walmek Avelar e Vereador Wilsão da Lagoa Nova . Sem contar a presença do vice - prefeito Nego Leite e vários ex-vereadores .


O Vereador Pedão do Baixão pediu um projeto de irrigação para a produção agrícola daquela localidade .


O Vereador Fran Edson Cardoso pediu a limpeza das ruas do povoado e que os animais que estão soltos  sejam presos .


O Vereador Horácio Neto sugeriu ao presidente que abrisse um espaço para a população expor seus problemas , mais a população presente ficou no silêncio total .


O Vice -prefeito Nego Leite que inclusive mora no povoado parabenizou a população pela iniciativa .


O Vereador Pedão do Baixão ressaltou o trabalho  do Deputado Estadual André Fufuca que está na luta para criação de novas cidades .


A presidente da comissão Aldenilta Diniz apresentou a sua comissão de oito pessoas onde foram escolhidos no clube reprise e que dia 20 iriam para  Brasília -DF e agradeceu a recepção da comissão na câmara municipal , falou que o povoado Baixão Grande se enquadra nos requisitos para se tornar uma cidade como por exemplo que exige que têm que ter mais de 300 casas e o povoado conta com mais de 700 casas .


O Vereador Horácio Neto falou da emenda federal que diz que projeto de emancipação tem que ocorrer 12 meses antes das eleições 2012 e que correrá atrás junto.


Augusto Cesár que faz parte da comissão estadual disse que há 14 anos não se falava em criação de novos municípios mais depois que o povo correu atrás a coisa mudou . Disse que o povo deve se mobilizar por seus ideias . Falou também da descrença dos moradores do povoado . Parabenizou também aos vereadores presentes em ter se deslocado para o local . Falou também que até o dia 21 de Abril se a lei estadual nao ser aprovada terão 2.000 pessoas acampadas na Assembleia Legislativa .


O Vereador Fran Edson Cardoso falou que audiências daquele tipo deverá acontecer não só no Baixão Grande mais em todos os povoados envolvidos e afirmou sua presença em todas elas .


A Vereadora Adailta Bandeira falou sobre a força que cada morador ali presente tem e que aquela mensagem deveria se espalhar que o sonho pode se tornar realidade .


O Vereador Wilsão da Lagoa Nova reafirmou apoio ao movimento .


O Vereador Walmek Avelar lembrou Pedro Batista e disse que se ele tivesse vivo estaria junto na luta. Falou que o povo se una e vá onde for preciso . Relembrou de seus tempos estudantis onde fazia parte sempre .


O Presidente Neném do Leão falou que gente competente o povoado já tem , citou o nome do vice-prefeito Nego Leite e do vereador Pedão .

18 comentários:

Anônimo disse...

Hoje mesmo a comissão pela liberdade de Baixão Grande, estar em macha nas ruas do DF rumo ao CN, juntamente com outras comitivas dos demais Estados do Brasil, pedindo a aprovação da Lei Complementar Federal, devolvendo os direitos aos Estados para legislar sobre o assunto. Confio em Deus e na sensibilidade dos nossos congressistas para num futuro bem proxímo aprove a lei complementar Federal tão desejada.Sei que a espectativa é grande, mas disse anteriormente confie em Deus e tudo dará certo, tenho esse otimismo talves por ser Baixãograndensse. Boa Sorte Terra de Povo Trabalhador e Humilde.

Unknown disse...

A vereadora Jesus da Folha não estava presente. Só pra registrar.

Anônimo disse...

O WILSÃO APOIOU ? DAQUI A POUCO VAO QUERER EMANCIPAR A LAGOA NOVA . KKKKKKKKKKKKKKKKK.

PELA PRIMEIRA VEZ VEJO ALGO DESSE NOBRE HOMEM .

Antonio disse...

Eu Acho que vocês vereadores tem, que se unir para criar e aprovar projetos que ajude a população, uma cidade que tem 33 ou 35.000 habitantes vai se dividir? Não vejo motivo e vocês têm mais é que trabalhar Senhores (a) Vereadores, isso não traz beneficio para a população e sim para os políticos que já não fazem quase nada por este povo, justifiquem o que recebem deste mesmo povo que pagam seus impostos e cumprem com suas obrigações, diferente de muitos políticos.

Vereador Fran Edson Cardoso disse...

Engraçado ouvir isso de que vereador nunca faz nada. Olha discordo de seu ponto de vista até mesmo porque em grande parte a organização do municipio hoje passa pela câmara municipal e lá já foram votados inumeros projetos de leis que beneficiam o povo, vou dá um exemplo semana pasada foi votado um PL doando um terreno para construção de 500 cz habitacionais pelo projeto minha casa minha vida, outro o de beneficios eventuais que atende a familias pobres, mas vc pelo visto amigo estar mal informado,vá a Câmara e converse com quem intende e faz ( Vereador Fran Edson Cardoso ).Agora com relação ao Baixão Grande, vou citar alguns topicos que vão fazer vc mudar de ideía: Atualmente muitos dos seus filhos vivem no Sul por falta de oportunidade " emprego", hoje imagino que se investe lá na região cerca de 0.3 do coeficiente FPM e município já iria nascer com 0.6, sem falar nas outras receitas e convenios que poderiam ser celebrados ali, outro dia eu estava dizendo tanta agua disperdicada pondendo ser aproveitado para m mega projeto de irrigação. Reveja seus conceitos, vc só tem a ganhar, radicalismo demais atrapalha pense como morador do Baixão.Mas valeu...

DFWARÁ CORPORATION disse...

Informamos que tivemos uma pequena alteração .
Onde se lia : " a Vereadora Jesus da Folha ..."

A mesma não compareceu a sessão do Baixão Grande , portanto pedimos desculpas aos nossos visitantes pelo erro e agradecemos pela atitude e atenção comentada pelo leitor acima.

A DIREÇÃO

Anônimo disse...

Muito bem vereador Fran Edson!Na turminha da Câmara talvez você seja a exceção!Então empenhe-se mais ainda junto com seus companheiros para que esse PL saia o mais breve possível do papel.O que eu mais desejo é que nossos vereadores provem de fato a cada dia que nossos comentários críticos estão equivocados!Afinal é esse o trabalho de um homem público!

Anônimo disse...

Concordo com vc e tenha certeza se depender de minha força de vontade farei o que estiver ao meu alcance em prol desse povo. Continui assim, amigo. Que pensando bem esse seu censo critico, cai como um despertar para nós, inclussi hoje fiz alguns comentários na Câmara sobre o assunto, e aprovamos a doação dos lotes do Bairro São José que até então não tinha seus aforamentos, foram cerca de 122 lotes que brevemente serão legalizados junto ao cartório de imovéis e Caixa Economica Federal.

Anônimo disse...

Um fato inédito numa sessão:um espaço para a população expor seus problemas e ninguem se manifesta!Oportunidades como essas não aparecem todo dia,creio que nem nas sessões da séde!
O Baixão deve está mesmo uma maravilha,pronto pra ser emancipado.
Que "trabalhão" terá pela frente o futuro prefeito e vereadores de lá!

Ver. Fran - Edson disse...

É verdade amigo, um trabalhão mas se pegar as pessoas certas e com um ompromisso voltado para o povo com certeza terá êxito na adm. ó espero que o povo não se deixe levar pela politicagem dos caciques.

Antonio disse...

Nobre vereador Fran Edson,
Eu como eleitor e contribuinte tenho o dever de fiscalizar, criticar, opinar e elogiar os trabalhos desta casa, Esta cidade precisa de gente que realmente queira fazer com que os habitantes não precisem sair da cidade para sobreviver no corte de cana, na agricultura do mato grosso,tendo em nossa cidade terras férteis e faltando incentivo,projeto que crie oportunidade para o nosso agricultor,gente que lute para uma qualidade de vida mais humana e para isso contamos com o vosso trabalho que mostra que quer discutir, ouvir opiniões este já é um bom começo parabéns.
Nobre vereador, já que esta casa e a prefeitura não tem um site para mostrar os trabalhos do legislativo e executivo e a grande maioria da população por falta de instrução e ou incentivo não tem acesso e não participa das reuniões da casa,acho que este espaço é de grande importância para os senhores mostrarem,compartilharem com a população os trabalhos,os projetos e assim ficar conhecido o trabalho de cada vereador,eu estarei de olho no trabalho de vocês,quando merecer elogiarei e quando precisar iremos criticar,mesmo porque vereador com as criticas podem surgir as idéias e para o bem de todos esperamos dos senhores um bom trabalho.

Parabéns para o Blog pelo bom trabalho.

Anônimo disse...

Ilmo ver. Fran-Edson,Vc disse:Muitos dos filhos do B.Grande estão no sul por falta de emprego,certo,mas e quanto aos muitos filhos de São domingos que vivem situação semelhante,por que nunca se pensou neles também?Desculpe mas não creio que o fato de se emancipar vá mudar essa realidade visto que São Domingos já é município a 58 anos e a situação é praticamente a mesma!Sem incentivo de verdade e principalmente seriedade de fato por parte dos gestores e a população estacionada quanto ao quesito "informação";criação de novos municípios serão meras fábricas de demagogos.Mas peço que não entenda o meu comentário como uma posição contrária a emancipação do Baixão,se ela ocorrer apenas espero que tenha um cenário político bem diferente da minha querida São Domingos!
Um abraço cordial e continúi aberto ao diálogo com a população!
G. Passos-Gyn

Antonio disse...

Eu não estou contra aos favoráveis ao Baixão Grande virar cidade e sim a favor de criação de emprego,incentivo para quem queira montar um empreendimento para gerar emprego e renda,melhorar a educação e saúde da população da nossa SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO.

Ver. Fran Edson Cardoso disse...

Então amigos, vamos unir forcas e fazer de SD e BG se não o melhor, mas melhorar a qualidade de vida dessa gente, vamos nos organizar e estou aberto ao dialogo, sempre.

Antonio disse...

Parabéns Vereador,dialogar,trocar idéias,ouvir com atenção as criticas,tudo isso é bom e a CIDADE agradece.

Anônimo disse...

Engraçado o ultimo tópico da matéria!
depois da ultima sessão de 2010 o pedão se tornou competente para o presidente da câmara!

Fran - Edson Cardoso disse...

Bem observado amigo não tinha nem reparado, mas é assim mesmo no entando se prestamos um pouco atenção, vamos notar que ele se expressar melhor que muitos por ai ou por lá e tenha uma visão mais ampla dos problemas que assolão nosso município. Entretanto o que vc esperaria do mesmo, com o grau de instrução que tem?

Anônimo disse...

eu até que tava gostando de ver a criaçao de uma nova cidade agora que vi que terá nego leite e pedão na administração ninguém merece mesmo .

pedão fez o que mesmo como vereador pelo baixao até hoje ? fazer projeo de irrigação no dia da sessão no proprio povoado, favor né so fez pra se promover . agora duvido mesmo se ele vai querer ser viche na chapa com nego leite é ver pra crer!