segunda-feira, 18 de abril de 2011

NOTA ZERO - População perde com a falta de inauguração do Telecentro Comunitário de São Domingos do Maranhão - Edição 51 - Ano II





No dia 21 de Março de 2011 nós mostramos  um prédio que a vários anos nunca foi sequer inaugurado . Caso queira relembrar clique no link a seguir >http://spysd.blogspot.com/2011/03/nota-zero-o-predio-municipal-que-nunca.html  O que é claro nos chamou a atenção .


 Como somos um canal de informações a favor da comunidade como um todo fomos atrás do que poderia funcionar neste prédio que sempre manteve suas portas fechadas . Com base em dois comentários na mesma matéria fomos a SEMED ( Secretaria Municipal de Educação ) onde falamos com a atual secretária Márcia Josenice onde segundo ela ali funcionaria um Telecentro Comunitário de acesso a internet . Ainda segundo ela só não foi inaugurado devido a torre ser sido colocada em local errado na gestão anterior na Escola Jofran Torres sem contar que ao abrir as portas tiveram a surpresa de ter os computadores danificados por sua instalação eletrica . Ela disse que já entrou diversas vezes em contato com o ministério das comunicações para remediar o caso mais tem que esperar a burocracia .  . 


MAIS O QUE SERIA ESSE TELECENTRO COMUNITÁRIO ?



Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas
O objetivo principal dos telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.

Inserção do cidadão na sociedade da informação por meio da utilização de ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando a redução da exclusão digital e social.
Implantação de telecentro como um espaço público que permita ao cidadão interagir com outros que já tenham acesso aos recursos das TICs, bem como com o Poder Público, por meio dos Portais de Governo Eletrônico.
Utilização de ferramentas (computadores, impressoras, conectividade e outros equipamentos audiovisuais e/ou multimídia), para uso em capacitações e atividades .


Pela comunidade local, no telecentro, destacam-se:


• Uso livre dos equipamentos;
• Acesso à internet;
• Cursos de informática básica;
• Curso de navegação na internet;
• Uso preferencial de softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do Governo Federal;
• Realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as TICs disponíveis no telecentro;
• Produção e compartilhamento de conhecimento coletivo (conteúdos produzidos a partir das capacitações);
• Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento;
• Oficinas de alfabetização digital;



Para provar que a comunidade sandominguense só tem a perder com a demora da inauguração do Telecentro perguntamos para uma jovem o que seria SITE ela até que demorou para dar a resposta e no final disse :


 " Site é uma coisa que tem lá na lan house que o povo que tem dinheiro acessa tudo só mexendo nuns botões!"


Pelo visto a jovem terá mesmo que ir pra lan house !


Parece que INCLUSÃO DIGITAL ainda não faz parte da vida de São Domingos do Maranhão .


E até teremos que usar novamente um bordão da comunidade no orkut !
MUDA SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO

3 comentários:

Antonio disse...

É Com tristeza que vejo mais uma vez o dinheiro publico saindo pelos ralos,e vejo também que não tem fiscalização,não tem planejamento e nem projeto com analise de custo beneficio para a população,falando em projeto e custo beneficio,alguem pode informar onde fica este prédio?qual o endereço?

Ver. Fran - Edson Cardoso disse...

Antonio o predio fica proximo ao farol da educação, o problema é que a gestão passada, construiram num local a onde tem muita infiltração e colocaram as tomadas no solo e com o tempo houve infiltração danificando as mesmas. motivoem que o predio encontra fechado, mas já foi requisitado um tecnico para elaborar um laudo para modifica-lo, pois se trata de uma obra Federal e tudo é mais compricado.Ver. Fran - Edson Cardoso.

Antonio disse...

Vereador Fran Edson,
É compreensível o vosso argumento porem não aceitável ver o dinheiro publico ser jogado fora por administrador sem compromisso, tem um projeto do governo federal para construção de 500 casas em São Domingos, esperamos contar com os senhores vereadores para evitar tais erros.
É sempre mais viável Fazer Bem Feito Uma vez do que fazer mal feito causando assim retrabalho e desperdício de dinheiro.