segunda-feira, 13 de junho de 2011

NOTAS REGIONAIS - Declaração polêmica de João Alberto cai em prova de Geografia - Edição 58 - Ano II


Um professor de uma escola do município de São José de Ribamar explorou na prova de Geografia uma questão envolvendo a polêmica declaração do senador João Alberto, o qual afirmou à revista Carta Capital que o povo do Maranhão gostava de morar em casas de palha.
Na questão é solicitado que o aluno faça um comentário sobre o pronunciamento do senador maranhense correlacionado com a Declaração Universal dos Direitos Humanos que garantem universalmente o direito à moradia digna a todos os cidadãos.
O blog do professor Hilton Franco teve, com exclusividade, acesso à avaliação, a qual reproduzimos abaixo.
Veja:
O direito à moradia adequada se tornou um direito universal, aceito e aplicável em todas as partes do mundo como um dos direitos fundamentais para a vida das pessoas, no ano de 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Após este marco, vós tratados internacionais expressaram que os Estados tem a obrigação de promover e proteger este direto. Hoje, já são mais de 12 textos diferentes da OUNU, que reconhecem explicitamente o direito à moradia. Apesar disso, a implementação deste direito é ainda um grande desafio.
Certa vez, perguntado sobre a situação de abissal pobreza do povo maranhense, em especial, das condições de moradias precárias do Estado, o senador João Alberto afirmou à revista Carta Capital que morar em casa de taipa é cultura no Maranhão, embasando sua afirmação no pressuposto de “adequação cultural”, ou seja, a construção deve ser feita com materiais, estruturas e disposição especial que viabilizem a expressão da identidade cultural e a diversidade dos vários indivíduos e grupos que habitam.
Faça um comentário sobre o pronunciamento do Senador maranhense e a Declaração Universal dos Direitos Humanos que garantem universalmente o direito à moradia digna a todos os cidadãos.
A resposta, neste caso, eu deixo com o leitor.

FONTE :BLOG JOHN CUTRIM

Nenhum comentário: